Oi queridos!!! Tudo bem com vocês ?? Hoje eu resolvi trazer para vocês um novo tipo de assunto no blog, para quem não sabe, eu estudo nutrição na universidade e como uma boa futura nutricionista, eu resolvi falar um pouco sobre os alimentos aqui no blog também e hoje eu vou falar sobre um alimento que é odiado por muitos e também amado por outros que é A ENCOMPREENDIDA CEBOLA !!! Então sem mais demoras, VAMOS LÁ !!!
A cebola é uma hortaliça que pertence à família Alliaceae da qual fazem parte outras hortaliças importantes como o alho, a cebolinha e o alho-poró. O centro de origem da cebola é a Ásia Central, a sua domesticação remonta há mais de 5.000 anos (era consumida pelos Hindus, Egípcios, Gregos e Romanos da antiguidade ). Reputação não muito favorável sendo considerada uma hortaliça indigesta, pungente, causa mal hálito e faz chorar, tudo isso é verdade e ocorre devido a 3 tipos diferentes de compostos que são benéficos à saúde:
–Tiosulfanatos: responsáveis pela pungência, sabor e aroma contribuem para prevenir a formação de plaquetas nas artérias coronarianas (é aspirina do reino vegetal).
–Frutanos: carboidratos solúveis em maior percentagem tipo de fibra que pode ser um forte aliado na prevenção de câncer de cólon.
–Flavonóides: quercetina tem comprovada ação antioxidante, essenciais na eliminação de radicais livres.
Existe 5 tipos de cebola que são:
Cebola branca
Frequentemente comida crua, esta variedade é menos pungente do que a amarela e a roxa apesar de o seu sabor ser moderadamente picante.
Cebola doce
Esta é a variedade de cebola com maior teor de água, o que a torna perfeita para saladas. Faz lacrimejar menos, graças ao baixo conteúdo de enxofre.
Cebola roxa
Acrescenta cor e harmonia aos pratos, mantendo-se bonita mesmo depois de cozinhada. Graças à sua polpa suculenta faz excelentes compotas e chutneys.
Chalota
Mais pequena e com um sabor muito mais suave do que os outros tipos de cebola, desfaz-se quase por completo quando cozinhada. Ideal para fazer molhos cremosos e delicados.
Cebola amarela
É a variedade que se conserva durante mais tempo. E é usada, sobretudo, para fritar e cozinhar devido seu sabor e aroma pungentes.
Água (%)91; Energia (Kcal)34; Proteína (g)1,2; Gordura (g)0,3; Carboidratos (g)7,3;Fibra (g)0,4;Vitamina A (IU)0,0; Tiamina (mg)0,06; Riboflavina (mg)0,01; Niacina (mg)0,1; Vitamina C (mg)8,4; Vitamina B6 (mg)0,16; Cálcio (mg)25; Fósforo (mg)29; Ferro (mg)0,4; Sódio (mg)2; Potássio (mg)155.
*O valor nutracêutico da cebola está associado a compostos de enxofre (sulfóxido de cisteína) e à alicina; tem efeitos benéficos na prevenção de arteriosclerose, doenças cardíacas, acúmulo de colesterol, formação de coágulos sanguíneos e ação antimicrobiana.
E como todos sabem elas podem ser consumidas de varias formas fritas, salteadas, cruas, em sopas, em saladas, num molho, num tempero para carnes e peixes, enfim, a cebola é muito boa e ponto final.
Então é isso espero que tenham gostado e que deem uma oportunidade a cebola porque sinceramente, ela merece. Comentem e compartilhem por favor OK!!! Beijos e até a próxima, TXAU!!!👊❤❤💋💋👋👋
Não tinha ideia que a cebola era assim tão maravilhosa
ResponderEliminar